≡ Menu

Programação Orientada a Objetos em Python

Nesse sentido, temos alguns paradigmas possíveis que eventualmente podem ser usados mais de um (caso a linguagem escolhida ofereça suporte). Assim como no mundo real, a herança na POO Impacto das tendências no papel do Desenvolvedor Web também diz respeito à ação de herdar. Ela nada mais é do que um objeto poder ser criado em uma outra classe, levando consigo todos os atributos já existentes em sua classe de origem.

As principais linguagens de programação orientadas a objetos

São essas quatro características — objetos, classes, atributos e métodos — que definem o paradigma de programação orientada a objetos. Lembre-se de que algumas particularidades podem (e são) compartilhadas entre diferentes objetos, conferindo grande versatilidade a esse tipo de paradigma. Seus códigos ficam em um mesmo bloco, sendo mais difícil e demorado fazer uma alteração, pois teremos que olhar se nenhum outro código depende daquele, fazendo uma análise mais detalhada. No final deste artigo, vemos um exemplo de programação estruturada, um programa bem simples usado somente para exemplo. O mesmo exemplo está disponível para visualização, abaixo do exemplo da PE, onde criamos mais pacotes e classes como boas práticas para programar em OO. Enquanto a programação estruturada é voltada a procedimentos e funções definidas pelo usuário, a programação orientada a objetos é voltada a conceitos como o de classes e de herança.

  • A herança é uma maneira de reutilizar o código já existente em uma nova classe.
  • Mais à frente, vamos entender estas e mais características da programação orientada a objetos e como ela facilita o desenvolvimento de sistemas conceitualmente mais próximos da situação do mundo real que pretendemos modelar.
  • Além do nome, ano e gênero, a função criaFilme() tem a variável nota, portanto, vamos adicioná-la ao nosso modelo de Filme também.
  • Ela foi criada com forte influência de outras linguagens de programação como Object Pascal e, especialmente, o Java.
  • Uma classe nada mais é do que um novo tipo, no caso, um tipo próprio que estamos criando, chamado Filme.

Reutilização de código:

Esperamos você no próximo vídeo para desvendarmos alguns dos segredos que já até implementamos. Os parênteses que escrevemos, nesse momento, são opcionais, mas vamos nos acostumar a sempre utilizá-los. Ainda sem explicar muito detalhes, utilizaremos uma palavra que nos permite acessar as variáveis do tipo Filme, como o nome e o anoLancamento. Uma classe nada mais é do que um novo tipo, no caso, um tipo próprio que estamos criando, chamado Filme.

diferença entre programação estruturada e orientada a objetos

Programação Orientada a Objetos (POO)

E o principal conceito do paradigma, que é a herança, é frequentemente desencorajado. Algumas pessoas colocam outro conceito como principal, mas outros conceitos sequer são exclusivos da orientação a objeto. Desses conceitos, derivam alguns outros conceitos extremamente importantes ao paradigma, que não só o definem como são as soluções de alguns problemas da programação estruturada. Os conceitos em questão são o encapsulamento, a herança, as interfaces e o polimorfismo. Além disso, se dividíssemos o método realizarVenda() em três partes, sendo cada parte um método distinto, ainda estaríamos tendo os mesmos problemas apresentados. A programação funcional por um outro lado é mais focada nas funções do que nos objetos, buscando criar um código mais limpo, e direto, com uma menor complexidade que a programação orientada à objetos.

diferença entre programação estruturada e orientada a objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Estamos criando um filme com é um array associativo, como aprendemos no curso anterior, mas temos códigos desestruturados para obter todas as informações referentes a esse filme. E coesão é algo muito mencionado no estudo da orientação a objetos, que é o tema do curso. Então, te esperamos no próximo vídeo para começarmos a entender por que utilizar esse novo paradigma de programação, por que a programação orientada a objetos pode ser útil para nós.

Sua utilização traz diversos benefícios para os códigos, que abordaremos melhor mais para frente nesse mesmo artigo. Alguns desses benefícios são o encapsulamento e a reutilização de códigos, os tornando mais legíveis e trazendo uma maior produtividade para quem está desenvolvendo. Outro importante conceito que https://www.revistaneoo.com/2024/05/papel-desenvolvedor-web.html deve ser conhecido é como os computadores conseguem entender e executar os comandos dos programas escritos em alguma linguagem de programação. Isto é possível graças a um programa tradutor, isto mesmo, um programa que traduz as linhas de código em códigos que o computador entende, ou seja, linguagem binária.